Olendino Ferreira Prados
Ocupou a Cadeira 52, no período de 22/11/1970 até 01/03/1999.
A década de 60 registrou um marco para os cirurgiões plásticos de Minas Gerais. Neste período, foi criado o Departamento Regional de Cirurgia Plástica de Minas Gerais, fundado em 1º de dezembro de 1964. A primeira diretoria eleita era composta pelos médicos Olendino Ferreira Prados (presidente) , Ruy Vianna (vice–presidente), Jairo Guerra (1º secretário) e Geraldo Braga (2º secretário). O médico Evaldo Alves D’Assumpção elaborou e organizou o estatuto do novo Departamento que, a partir de então, buscou dar continuidade à ascensão da especialidade em todo o estado.
As eleições para mudança de diretoria eram realizadas a cada dois anos. Por isso, no dia 13 de janeiro de 1967, assumiram os cirurgiões Paulo Donnabella – presidente, Evaldo Alves D’Assumpção – secretário, José de Oliveira Barra – 2º secretário, Geraldo Braga – representante do Departamento junto ao Conselho Científico da AMMG e Fábio Carvalho – suplente. Para representar o Departamento Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Minas Gerais junto à Revista da Associação Médica de Minas Gerais, foi eleito Miguel Sanches, tendo Jairo Guerra como suplente.
Em janeiro de 1969, foi eleita a terceira diretoria do Departamento. Assumiram: Lindolfo Chaves Filho – presidência, Ruy Vianna – 1º secretário e Miguel Sanches – segundo secretário.
Neste mesmo ano, instalou-se no estado a Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por possuir alguns itens estatutários divergentes com os do Departamento de Cirurgia Plástica, foi necessário eleger-se uma diretoria separada, apesar das reuniões acontecerem sempre em conjunto. Lindolfo Chaves Filho (presidente), Miguel Sanches (secretário) e Jairo Guerra da Silva (tesoureiro) constituíram a primeira diretoria da Regional. Esta diretoria teve um mandato excepcionalmente curto, para que as eleições coincidissem com a da nacional. Em 14 de abril do ano seguinte, foi eleita a segunda diretoria, composta pelos médicos Miguel Sanches – presidente, Lindolfo Chaves Filho – secretário e Fernando Rodrigues – tesoureiro.
Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Minas Gerais