Olímpio Ribeiro da Luz
É o patrono da Cadeira 21.
Olímpio Ribeiro da Luz nasceu em Campanha, na Província de Minas Gerais, em 16 de janeiro de 1882, filho de Olímpio Ribeiro da Luz e de Maria Cândida Andrade Ribeiro.
Fez o curso primário e o normal na cidade onde nasceu, e o de madureza em Belo Horizonte. Matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e se diplomou em 21 de janeiro de 1902, ou de 1908, com a tese de doutoramento intitulada: “Do atrito pericárdico e do seu valor semiológico nas pericardites secas”, pela Cadeira de Clínica Propedêutica.
Clinicou em São Gonçalo do Sapucaí, proximamente à sua cidade de origem, durante 17 anos. Dedicou-se inteiramente à profissão, adquirindo tanta confiabilidade, que muitos o admiravam com verdadeira veneração, o que o levou à política. Simpático, orador fluente, empolgava o público. Por longos anos foi líder partidário no município.
Em 1930, mudou-se para Presidente Prudente, então uma cidade nova, em franco progresso, no Estado de São Paulo. Trabalhou no Ambulatório da Santa Casa, atendendo aos carentes, por muitos anos. Nessa cidade, foi uns dos fundadores do Instituto de Educação “Fernando Costa”, no qual lecionava Ciências Naturais.
Faleceu em Presidente Prudente, aos 75 anos de idade, em seis de outubro de 1957.
Texto: Christobaldo Motta de Almeida