José Custódio Martins Lage
É o patrono da Cadeira 93.
José Custódio Martins Lage, filho de Custódio Martins da Costa e de Manoela Alves Martins da Costa, nasceu em 13 de março de 1881, na cidade de Itabira do Mato Dentro, na Província de Minas Gerais, hoje simplesmente Itabira, em Minas Gerais.
Deiplomou-se farmacêutico pel Escola de Farmácia de Ouro Preto, em 1903.
Transferiu-se para Belo Horizonte, onde exerceu a profissão na Farmácia Mineira, da qual era proprietário.
Não se sentindo realizado, foi para a capital da República cursar medicina, matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde colou grau em 1912.
De volta a Minas Gerais, fixa-se em Pará de Minas, exercendo a medicina generalista de assistência aos partos e às “doenças das senhoras” com tanta eficiência e confiança das assistidas, que isto lhe valeu o reconhecimento de especialista em Obstetrícia.
Quando chegou à cidade, o antigo e precário hospital da Santa Casa ali existente tinha paredes de pau-a-pique, instalações com mobiliário inadequados, escassos e mal conservados. Mesmo assim, o Dr. Lage, como era conhecido, assistia aos enfermos internados todas as manhãs e dava consultas àqueles de nenhum recurso.
Lutou continuamente pela recuperação do hospital, finalmente inaugurado, em 1929, em condições mais apropriadas e mais confortáveis.
Foi seu Diretor Clínico e Provedor de janeiro de 1936 a janeiro de 1943 e na sua gestão recebeu as Irmãs da Divina Providência, prestadoras do serviço de assistência moral e espiritual aos enfermos, além de auxiliar no desempenho da atividade médico-hospitalar. Adquiriu equipamentos técnicos fazendo do Hospital da Santa Casa “Nossa Senhora da Conceição”, uma instituição importante no município à Câmara Municipal.
Faleceu em Pará de Minas no dia 20 de julho de 1957.
Texto: Christobaldo Motta de Almeida