Gastão Bhering
É o patrono da Cadeira 9.
Nasceu Gastão Bhering no dia 10 de novembro de 1891, em Ouro Preto, Minas Gerais. Era filho de Francisco de Paula Ribeiro Bhering e de Francisca Furtado Bhering.
Seus estudos iniciais foram concluídos em Ouro Preto.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, diplomando-se médico em 1920.
Exerceu a profissão nesta cidade e, em 11 de abril de 1928, tendo sido nomeado Assistente do professor IIdeu Duarte, na Cadeira de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais.
Em dezembro de 1928, foi nomeado para o Serviço de Saúde da Força. Pública de Minas Gerais e designado para atuar na Clínica Otorrinolaringológica do Hospital Militar, vindo a ser Diretor deste, 20 anos após, em 23 de setembro de 1948.
Chefiou a Clínica de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte a partir de 11 de maio de 1931. Além destas atividades, foi médico da Rede Mineira de Viação.
Passou para reserva, no quadro de oficiais (QOR), no posto de Coronel Médico, em 23 de dezembro de 1950.
Era um cumpridor rigoroso de horários; elegante, mostrava-se sempre educador e alegre, conquistando a simpatia daqueles com quem conviveu.
Competente, cultivava o senso ético e era também muito atencioso com seus pacientes.
Adelmar Cadar, seu colega na especialidade, e que o conheceu pessoalmente, escreveu: “Homem interessante, Dr. Gastão. Sempre bem vestido, escanhoado, com um aspecto agradável, pronto a uma palavra a todos”.
Faleceu no dia 7 de dezembro de 1963.