Creso Agrícola Barbi
É o patrono da Cadeira 73.
Filho de Evaristo Barbi e de Hilda Agrícola Barbi, nasceu Creso Agrícola Barbi no dia 18 de dezembro de 1919 em Palma, cidade de zona da mata de Minas Gerais, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
Fez o curso primário nos grupos Escolares Barão de Macaubas e Rio Branco, e o secundário no Ginásio Mineiro, todos em Belo Horizonte.
Diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais em 1944.
Especializou-se em Oftalmologia e exerceu a profissão no seu consultório em Belo Horizonte e, também, como Assistente de Clínica Oftalmológica do Hospital São Geraldo da Faculdade de Medicina. Atuou ainda no Hospital do Pronto Socorro Policial, hoje João XXIII.
Submeteu-se a concurso para médico no Ambulatório do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC), em Belo horizonte, tendo sido classificado em 1º lugar. Passou a exercer a especialidade no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) quando este órgão absorveu a instituição anterior.
Foi médico-fundador do Centro Oftalmológico de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Prestou serviços profissionais durantes muitos anos no Hospital Santa Mônica, na vizinha cidade de Sete Lagoas, para onde viajava todo final de mês.
Faleceu no dia 05 de maio de 1969, em conseqüência de um acidente automobilístico, naquela cidade.
Texto: Christobaldo Motta de Almeida