(31) 3273.3287 contato@acadmed.org.br

Blog

Comemoração do 46º Aniversário da AMM

acadmed | 18 janeiro, 2017

Academia celebra 46º Aniversário

 

A Academia Mineira de Medicina (AMM) celebrou seu 46º aniversário, dia 18 de novembro. A cerimônia ocorreu no Teatro Oromar Moreira, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

A mesa foi composta pelo presidente da entidade, Cláudio Azevedo Salles, secretário geral da AMM, Walter Antônio Pereira, diretora do Exercício Profissional Adjunta da AMMG, Maria Inês Miranda Lima, presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e diretor de Benefícios da AMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra, diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), José Alvarenga Caldeira, representante da Faculdade de Ciências Médicas, José de Andrade Filho, e o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM UFMG), Tarciso Afonso Nunes.

Em seu pronunciamento, o presidente da Academia ressaltou a história da entidade que, nasceu em 1970 atendendo à convocação do então presidente da AMMG, Francisco José Neves, e do Presidente do Conselho Superior, Itamar de Faria. Inicialmente o quadro titular era composto por 100 acadêmicos e cada ‘Cadeira’ recebeu um patrono, em caráter permanente e definitivo. A idade mínima para admissão na Academia é de 50 anos.

Segundo Sales, a AMM é definida como casa de Cícero Ferreira, patrono da instituição, um dos fundadores e primeiro diretor da FM UFMG. “Critérios rígidos para admissão de membros titulares são adotados, visando selecionar candidatos com o perfil que agregue uma elite médica participativa e envolvida com o espírito acadêmico, definido filosófico, conceitualmente, por seus idealizadores e pioneiros.”

Durante a celebração de aniversário foram realizadas diversas homenagens. O orador da cerimônia foi o acadêmico Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro. O acadêmico Edward Tonelli recebeu o título de Membro Emérito da AMM. A ‘Palma Acadêmica’ foi entregue aos membros da Academia Euler Pace Lasmar, Fernando Cançado Trindade e Walter Antônio Pereira. Já a ‘Láurea Mérito Médico’ foi destinada aos médicos Claudia Navarro Duarte Lemos, Eliane Dias Macedo Gontijo, Francisco das Chagas Lima e Silva, Alair Rodrigues de Araujo, Odo Adão e Virmondes Rodrigues Júnior. A ‘Láurea Mérito in Memoriam’ foi entregue aos representantes dos homenageados André Luiz Barbosa Roquete, César Arrunategui, Er Torres, Ademir Rocha e Aurelino Pimenta.

 

Aniversário AMMG 2016-34  Aniversário AMMG 2016-43
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *