Domingos Pimentel de Ulhôa
Ocupou a Cadeira 82, no período de 10/05/1971 até 02/04/1994.
História do Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa
Nos tempos em que a UFU ainda não existia enquanto universidade federal, a Faculdade de Medicina, então chamada Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU), conheceu um dos diretores mais marcantes de sua história: o Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa.
Dr. Domingos, juntamente com outros médicos da cidade, fazia parte da Sociedade Médica de Uberlândia, a qual se reuniu em 1968 para executar um sonho existente entre os médicos uberlandenses: a construção de uma faculdade de medicina na cidade. Sendo assim, após esforços contínuos dessas personalidades e com o apoio da sociedade civil, em 1966 foi fundada a Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU) e em 1968 a mesma foi inaugurada, tendo como diretor o ilustre Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa.
Natural de Paracatu, Domingos nasceu dia 30 de Julho de 1908 e veio ainda bebê com sua família para Uberlândia, então São Pedro do Uberabinha, onde permaneceu até o ginásio, quando mudou-se para Cravinhos (SP) para estudar. Cursou Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, iniciando sua carreira como Clínico Geral em 1934 e optando pela Pediatria dois anos depois. Além de Médico, Pimentel trilhou a carreira política, como vereador, até encontrar sua vocação no meio acadêmico com os títulos de diretor, professor e reitor que marcaram de forma singular sua trajetória e de todos aqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo.
Como diretor da EMECIU, Dr. Domingos esforçava-se continuamente pela qualidade de ensino e pelo prestígio da universidade ainda nascente. Para isso, contava com o apoio do Diretório acadêmico, o qual o homenagearia dando seu nome à instituição. Além disso, Domingos auxiliava alguns discentes que tinham dificuldades com as mensalidades da universidade, o que revela seu caráter compreensivo e dedicado.
Dr. Domingos também contribuiu para a criação da Universidade de Uberlândia, a qual seria federalizada posteriormente, sendo seu primeiro reitor. Foi o responsável por trazer investimentos para a universidade e participou ativamente do plano para implantação do Hospital de Clínicas na cidade. Logo, cada estudante, principalmente aquele que faz parte da Faculdade de Medicina, deve andar pelos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reconhecendo e valorizando o esforço de grandes personalidades do passado, dentre elas, o Dr Domingos Pimentel de Ulhôa, sem as quais a instituição UFU não seria o que é hoje.
Fonte: Site do Diretório Acadêmico Domingos Pimentel de Ulhôa, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.
https://www.dadumed.com/historia