Archimedes Theodoro
Ocupou a Cadeira 32, no período de 09/09/1993 até 01/03/2007.
Archimedes Theodoro nasceu em Caratinga, Minas Gerais. Desde cedo manifestou o desejo de ser médico pediatra, por influência do avô e de um antigo médico de Caratinga, mas também por querer sair do interior e ir para a cidade grande. A alta incidência de tuberculose na cidade de Belo Horizonte, onde morava, no final da década de 1930, deixou sua mãe temerosa com sua saúde, fazendo-o vir para o Rio de Janeiro estudar na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ingressou no curso de Medicina em 1940 e, no final do quarto ano, foi aprovado como acadêmico-residente no Instituto Fernandes Figueira (IFF), ligado ao Departamento Nacional da Criança. Após a graduação, fez prova para médico-residente no mesmo Instituto, reforçando sua ligação com a área de atenção e cuidado materno-infantil. Voltou para Caratinga em 1948, exerceu a pediatria em consultório particular, trabalhou em vários hospitais e foi chefe do Centro de Saúde de Caratinga, como médico concursado da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Entre os anos de 1966 e 1986, exerceu vários cargos de direção na Secretaria Estadual de Saúde, sobretudo no Departamento Estadual da Criança, no Instituto da Previdência dos Ser vidores do Estado e no Centro Metropolitano de Saúde. De 1975 a 1978, foi secretário adjunto na Secretaria Estadual de Saúde e, na década de 1980, diretor do Departamento de Assistência Médica e Social do Instituto de Previdência dos Ser vidores do Estado. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais entre 1982 e 1984, além de fellow da Academia Americana de Pediatria e orador da Sociedade Mineira de Pediatria.
Sua ligação com o Rotar y Club do Brasil tem início na década de 1950, quando volta a Caratinga, após a graduação no Rio de Janeiro. Foi presidente do Rotar y Club de Belo Horizonte no biênio 1968-1969 e, em 1980, se torna membro do Board of Directors do Rotar y International, onde permanece até 1982. Foi presidente da Comissão Nacional do Programa PólioPlus do Rotar y International e curador da Fundação Rotária do Rotar y International, entre 1996 e 1999. Até hoje é membro respeitado do Rotar y de Belo Horizonte.
Texto: Site Fiocruz – http://www.bvspolio.coc.fiocruz.br/polio/brasil/acervo/memoriaPoliomielite/archimedesTheodoro.htm#ficha