Nassim da Silveira Calixto
Ocupou a Cadeira 27, no período de 29/07/1977 até 06/04/2018.
Médico oftalmologista, Nassim Calixto graduou-se em 1952 na Faculdade de Medicina da UFMG. A Universidade também foi o local onde se especializou em Oftalmologia, em 1955, realizou o doutorado na mesma área em 1967 e onde atuou como professor desde 1959, quando passou a lecionar na Faculdade, depois da criação do programa de Residência Médica no Hospital São Geraldo, especializado em doenças dos olhos.
Sua trajetória é marcada pela publicação de diversos trabalhos sobre a saúde dos olhos, sendo um deles o primeiro a abordar no Brasil a Síndrome de Fuchs, um tipo de inflamação. Mas o glaucoma era o assunto mais recorrente na produção científica do professor.
Mesmo após sua aposentadoria, Nassim Calixto continuava atendendo, tanto aos seus alunos quanto aos seus pacientes do Hospital São Geraldo, onde atuou por mais de 60 anos. Pelo trabalho incansável, no ano de 2008, recebeu o título de Emérito da UFMG, homenagem conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.
Em 2013 foi a vez da Faculdade de Medicina da UFMG conceder a homenagem. O professor recebeu a terceira medalha Cícero Ferreira, criada no centenário da Instituição e destinada ao mérito profissional do servidor aposentado do corpo docente ou do corpo técnico-administrativo em educação da Unidade.
Dr. Nassim Calixto foi o pioneiro no estudo de glaucoma e fundou o Laboratório de Glaucoma na Faculdade de Medicina da UFMG, lugar onde graduou-se e também obteve o seu doutorado, em 1967, participando de estudos complexos de reconhecimento mundial. Além disso, trabalhou por mais de 60 anos no Hospital São Geraldo e continuou atendendo pacientes e orientando estudantes mesmo após a sua aposentadoria, sendo grande responsável pela formação de médicos oftalmologistas, que levarão para sempre os seus ensinamentos.