Caio Líbano de Noronha Soares
Ocupou a Cadeira 15, no período de 22/11/1970 até 26/03/1991.
Nascido a 7 de julho de 1904, em Belo Horizonte. Diplomado em 1926 pela Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Até então, fora o único aluno, ao lado de Hermínio Ferreira Pinto, grande ginecologista e obstetra, a ser aprovado em todas as disciplinas de todo o curso médico com nota 10 (dez). Foi indicado por Carlos Pinheiro Chagas (1883-1932), professor da Faculdade de Medicina, como supervisor da construção do Hospital Psiquiátrico de Oliveira, do qual foi o primeiro diretor, em 1930. Foi diretor do Instituto Raul Soares de 1931 a 1934, tendo trabalhado neste hospital até 1961.
Foi Assistente da Clínica Neurológica de 1928 a 1931. Em 1932, com o afastamento de Washington Pires, que assumira o cargo de Ministro da Educação e Saúde, Caio Líbano de Noronha Soares, então assistente chefe de clínica da Cadeira, assumiu a regência da Clínica Neurológica. Foi Presidente da Associação Médica de Minas Gerais no biênio 1953/54 e membro fundador da Academia Mineira de Medicina.
Homem dotado de invulgar inteligência e grande capacidade de trabalho, foi testemunha ocular de todos os fatos concernentes à história da psiquiatria mineira desde a segunda década do século XX. No Prefácio à História da Psiquiatria Mineira, atesta e confirma os fatos ali descritos pelo Acadêmico Joaquim Affonso Moretzsohn, desde a ideia da construção do Instituto de Neuropsiquiatria de Minas Gerais, em 1918, até sua conclusão em 1922 e seu rebatismo em 1924 para Instituto Raul Soares. Constata que o IRS foi a celula mater de toda a psiquiatria mineira subsequente, tendo sido uma instituição de ponta no atendimento ao paciente portador de doença mental, dispondo dos recursos mais modernos da psiquiatria mundial da época. Ali trabalharam os expoentes da neurologia (inicialmente o hospital havia sido planejado mais para atendimento neurológico que psiquiátrico), como da psiquiatria (progressivamente foi se especializando apenas nos transtornos psiquiátricos), da clínica médica, oftalmologia, cirurgia, endocrinologia, patologia e outras especialidades médica.
O prof. Caio Líbano exerceu diferentes atividades médicas. Foi professor de Neurologia da Faculdade de Medicina, catedrático de Física Aplicada à Farmácia da antiga Faculdade de Odontologia e Farmácia da Universidade de Minas Gerais. Foi uma das maiores expressões da Neuropsiquiatria de Minas Gerais, tendo publicado vários trabalhos originais. Iniciador da moderna neurologia em Minas Gerais, foi apontado como o maior conhecedor da Neurologia entre os neuropsiquiatras de sua época.
Membro fundador da Associação Mineira de Psiquiatria, em novembro de 1970, foi também, na mesma ocasião, fundador da Academia Mineira de Medicina, quando ocupou a Cadeira de número 15, cujo Patrono é o prof. Álvaro de Barros, neuropsiquiatra, cuja biografia está descrita neste site. Faleceu em 26 de março de 1991, deixando lacuna permanente nas hostes neuropsiquiátricas mineiras.